terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Solísticio de verão, artigo jornal ganesha e por do sol 2010 Dez

Celebração essencialmente do fogo, assim como todos os ritos de verão da wicca, ocorre no hemisfério norte por volta de 21 de junho e no hemisfério sul dia 21 de dezembro, substituida pelo natal cristão. Mesmo sendo uma festa pagã nada impede de na sua mesa no natal acrescentar alguns detalhes pagãos(pessoas que cultuam a natureza) para lhe trazer boa sorte.
É um tempo de abundância, de prazer e de fertiliade. É quando as noites são curtos e os dias longos, e a natureza está no ápice de sua produtividade.
É o ponto de mudança das marés de poder do Ano Sagrado, quando finalmente acaba o Ano Crescente e começa o Ano Decrescente até o solstício de inverno.Há também uma infinidades de lendas mágicas que nos falam de antigas tradições de rituais de banhos purificadores, e curas realizadas neste solísticio, inclusive fogueiras, dando continuidade ao equinócio anterior, onde se queimam a negatividade.
Agora o deus sol chegou ao seu máximo. Ele é um adulto e tornou-se pai dos grãos , em toda sua plenitude e poder ele traz a promessa de fertilizaçãodo solo(nossos desejos), para que haja uma colheita farta e abundante
Atualmente muitas pessoas se reúnem em locais sagrados por todo o mundo nos Solstícios e Equinócios para se conectar mais fortemente com a Terra e para ampliar o efeito da cura planetária e de suas vidas.
As ervas tinham um destaque bem peculiar nesta data. Sendo que o solstício de verão era um tempo carregado de energias femininas da Terra, eram os dias principais para a colheita de ervas especiais pelas quais se poderia combater as ervas daninhas, curar inúmeras doenças e proteger as pessoas contra feitiçarias e encantos.
O Solstício de Verão é um ritual de festa e alegria. Trocam-se presentes mágicos, faz-se um grande festa para agradecer à todas as energias pelo verão, pelas frutas que estão nos pés, pelo Sol, que nessa época do ano brilha mais tempo no céu. À partir desse dia há um declínio do sol, os dias começam a ficar mais curtos e começamos a armazenar forças para o outono.
Para se preparar para esta festa use as cores amarela, azul, laranja e verde são muito usadas nesta época,sejam em velas, na toalha de mesa, nas roupas, coloque em sua mesa um cesto de frutas para trazer boa sorte, pães para prosperidade, façam muitas brincadeiras, pois é dia de muita alegria, e abençoados sejam!
Liliam Blondet Sampaio
Terapeuta holistica
Sacerdotisa do coven isisegaia
tel. 22156265

Um comentário: